segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Retornando...

Bom, sinceramente, nem sei por que estou novamente com essa ideia de continuar a ter um blog. Tenho muita coisa escrita e precisava de um espaço para publicar. Enfim, vou utilizar este espaço para isso... Espero conseguir algum retorno após essa decisão! hehehe...

Boa noite!

(NÃO) TEM SENTIDO

Já não é possível saber quem tem razão. A cada notícia de manifestações, nos perguntamos por que tanta violência, tanta intolerância, tanta bagunça... Simplesmente, não sabemos quem está certo ou quem está errado.

Ninguém entende por que está reclamando, sobre o que está reclamando e contra quem está reclamando. É uma anarquia sem sentido, sem organização, fora de controle. Culpam-se os polícias pelos excessos, mas serão só eles os responsáveis?

Concordo com a maioria das pessoas que querem e desejam a mudança. Suas atitudes são louváveis e importantes para que as mudanças necessárias aconteçam. Porém, indago: será que tudo isso não se tornou banal? Será que já não se perdeu o sentido de tantas manifestações? Concordo também que as coisas não estão como deveriam estar, há muitos problemas, muita coisa para se resolver neste país, mas só manifestar resolve?

Os jovens de hoje perderam suas referências e já não sabem em quem se espelhar. Nossos heróis do passado sabiam contra o que estavam se rebelando, sabiam quais as causas e as consequências de suas atitudes. Não culpo os baderneiros de plantão, os arruaceiros que só procuram os conflitos: eles, infelizmente, já não sabem por que estão fazendo isso. Também não culpo os governantes corruptos: eles, infelizmente, já não sabem por que estão fazendo isso.

O Papa, enquanto esteve no Brasil, disse que o jovem que não manifesta não o agrada. Concordo plenamente. No entanto, será que estamos fazendo certo? Será que não estamos perdendo o controle de nossos próprios ideais? Perdendo o controle do que, de fato, estamos buscando?

Sim, são muitas provas de brasileirismo, de patriotismo, de preocupação com o nosso presente e com o nosso futuro. Contudo, ainda me pergunto se não há outras formas de se resolver isso. Se não estamos gastando desnecessariamente nossas energias com gritos de ordem e caminhadas. Saliva e sapatos são nossas ferramentas mais eficientes contra essa realidade difícil e impactante. Mas só isso é suficiente?
Não sei. Sinto que há algo muito estranho no ar. Mudar tudo não resolve. Mudar um pouco também não resolve. Deixar como está é retrocesso. Devemos deixar de pensar nas antíteses e buscar a síntese.

Sinceramente falando: o que queremos mudar? O que está fora, ou o que está dentro (de nós)? Aceitamos a vida com ela é? Socialismo e Comunismo são utopias necessárias, porém não estamos preparados para sermos iguais.