segunda-feira, 17 de março de 2014

Estudem!

Boa noite, povo lindo!

Hoje foi falar de todos os tipos de objetos diretos e indiretos que existem na face da Terra da Língua Portuguesa! Hehehe...

Sei que é muita coisa para ser lembrada e estudada para o vestibular da UnB, porém, como é um assunto recorrente nas provas, preciso dissertar e comentar sobre ele.


a) Os deputados aprovaram a lei.

b) Pediremos ajuda ao professor.

c) Quero uma vaga na UnB. Vou conquistá-la com muita dedicação e estudos.

d) Obedeci-lhe, porque se trata do meu chefe.

e) Os alunos, dão-lhes pouca credibilidade.

f) Provei da torta.

g) O empresário deu-se férias de alguns dias.

h) Esqueci-me de pagar a conta de luz.

i) Roubaram-lhe a carteira com todos os documentos.


No primeiro e no terceiro caso, temos o objeto direto clássico, ora formado com um substantivo, ora formado com um pronome oblíquo. Nos segundo e quarto casos, são objetos indiretos, feitos da mesma forma que os anteriores (substantivo e pronome, respectivamente).

Na quinta ocorrência, temos o nosso objeto pleonástico (e, nesse caso, objeto indireto pleonástico), ou seja, aquele que aparece propositalmente duas vezes, sendo uma como termo topicalizado e outra como complemento pronominal.

No caso seguinte, surge o objeto direto preposicionado. Percebam: eu poderia fazer “Provei a torta”, porém, optei por dar outro sentido ao verbo, mantendo-lhe sua transitividade como direta.

Seguindo, temos o famoso objeto direto reflexivo (sujeito que pratica e sofre a ação verbal) e o pronome fossilizado, ou também chamado de parte integrante do verbo (na construção do verbo, é necessário se utilizar o pronome).

Por fim, temos o chamado objeto indireto dativo de posse, ou seja, apenas uma partícula que realça a ação ocorrida. Experimente trocar esse “lhe” por “sua” e perceba que o sentido é o mesmo (não confunda isso com objeto pleonástico!).

Sendo assim, percebam a quantidade de complementos verbais que podem ser utilizados, cada um expressando um sentido diferente.

Obviamente, em se tratando de vestibular, a tendência é que sejam cobrados os tipos menos comuns (os cinco últimos). Contudo, vale a pena estudar todos!


Bons estudos! 

3 comentários:

  1. professor, tenho certeza que seu blog me auxiliará muito nos estudos. Deus abençoe sua vida e projetos.
    obs: adoro suas aulas e me apaixono mais pelo curso que quero seguir, rs. :D
    (Sala 09 matutino)

    ResponderExcluir
  2. obrigada professor,seus textos são ótimos,apesar de eu ainda ter um certa relutância a gramática.

    ResponderExcluir