domingo, 26 de fevereiro de 2012

Noel Gallagher's High Flying Birds




Noel Gallagher's High Flying Birds é o primeiro trabalho do guitarrista, compositor e cantor Noel Gallagher, ex-integrante e ex-líder da banda britânica Oasis. O Oasis foi uma das melhores bandas de rock indie (independente) dos anos de 1990 e final dos anos 2000. Em 28 de agosto de 2009, Noel decide romper com a banda e seguir carreira solo. Muitos acreditam que esta separação se deu pelas inúmeras discussões e pelos problemas de relacionamento com o irmão e ex-vocalista e também ex-líder do Oasis, Liam Gallagher.

Em 17 de outubro de 2011, Noel Gallagher's High Flying Birds é lançado e já nos primeiros dias de lançamento, o álbum conquista a confiança e o respeito, tanto da crítica musical em geral, quanto dos fãs, ainda apreensivos e ansiosos para saberem como Noel Gallagher daria rumo a sua carreira. Os primeiros singles alcançam o topo das paradas de sucesso tanto na Inglaterra, quanto em boa parte da Europa, Estados Unidos e no Japão, país que possui um grande número de fãs da antiga banda. Enquadrado no gênero Britpop (música popular britânica), o álbum apresenta toda uma síntese do que Noel é capaz como cantor, compositor e instrumentista: com poucos acordes, belos arranjos e letras profundas, ele demonstra todo o seu talento e sensibilidade para se fazer boas e simples canções.

Produzido também em forma de LP (modelo ultimamente explorado pelos grandes artistas e produtores musicais como forma de priorizar a qualidade do trabalho e inibir a ação dos pirateiros), o disco apresenta 10 faixas, as quais fazem lembrar o bom e velho som do Oasis, porém com certa maturidade e autenticidade que flutuam entre o rock e o pop. A simplicidade é a marca deste trabalho e Noel Gallagher sabe como poucos transformar o comum em algo fascinante e belo.

Neste álbum, o artista mescla a criatividade com questões comuns e complexas, como as relações humanas, os sentimentos e os inevitáveis conflitos internos sobre quem se é, sobre o que se pensa sobre a vida e sobre como agir diante dos acontecimentos. A todo instante, suas letras falam de liberdade e de felicidade, talvez uma forma de desabafar e expor seus próprios sentimentos e ideias sobre sua saída do Oasis e sobre seu relacionamento com Liam, seu irmão mais novo. Entretanto, essencialmente falam sobre o amor, sobre a felicidade e sobre seguir em frente, apesar das dificuldades que a vida impõe.

Canções como Everybody Is On The Run, (I Wanna Live in a Dream in My) Record Machine e Let The Lord Shine A Light On Me transmitem toda a competência e criatividade de Noel Gallagher ao fazer música com três ou quatro acordes, porém que dizem muito e criam verdadeiros turbilhões de pensamentos, mesmo para quem não compreende o inglês. Já canções como Dream On, The Death Of You And Me e The Good Rebel possuem a essência do rock, com breves, porém distantes lembranças dos Beatles. Noel Gallagher's High Flying Birds, sem dúvida, agrada aos que buscam e gostam de música boa, bem feita e bem executada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário